Todos nós temos um propósito. Algo que faz parte da nossa essência, que dá sentido à nossa existência. É o que nos indica o caminho a seguir, entre tantos que se apresentam. O propósito é maior do que a nossa personalidade, do que as nossas crenças e o que aprendemos com as outras pessoas e com o mundo sobre nós mesmos.
Um propósito claro é a fonte da felicidade, do brilho, da paixão e da realização interior. Sem ele não há como traçar um caminho para realização interior. Sem ele não há como traçar um caminho para a realização pessoal.
Pessoas que bloqueiam a consciência do seu propósito correm o risco de levar vidas sem sentido, como um barco à deriva, sem porto de chegada.
Quando você está cumprindo seu propósito, o trabalho deixa de ser trabalho e se torna prazer: você se diverte com o que outros chamam de trabalho, porque o que está fazendo é expressar no mundo seu potencial.
Dicas para você entrar em contato com seu propósito de vida:
- Observar quais atividades o deixam com uma sensação de felicidade e plenitude
- Aprender com as experiências que não deram certo antes. O que costumamos chamar de fracasso, na verdade, é aquilo que alguém faz quando não está participando do seu propósito de vida. Ao “fracassar”, você ganha a oportunidade de mudar de direção e ir ao encontro de seu propósito.
- Reservar um tempo todos os dias para estar com você mesmo em silencio e ouvir o que seu coração diz. Todas as respostas que procura estão dentro de você, mas para ouvi-las é preciso se aquietar e voltar a atenção para dentro. Desligue a campainha do telefone, a musica, a televisão, e deixe lá fora os estímulos externos.
- Perceber a essência comum dos desafios que se apresentam em sua vida. Ao entrar em contato com as situações que se repetem na sua experiência, chegará mais facilmente à descoberta do seu propósito de vida.
- Perguntar a si mesmo e aos seus amigos quais são as habilidades que o tornam especial. O que você mais gosta de fazer? A resposta contém uma chave para encontrar seu propósito.
- Identificar a diferença entre o desconforto de não estar cumprindo seu propósito de vida e o desconforto natural do processo de crescimento que fez parte da expansão de vida.
- Compreender que a depressão pode ser um sinal de que você esta longe do seu propósito.
- Buscar novas respostas fazendo perguntas diferentes. Mude o foco da sua atenção, amplie sua percepção, experimente agir de
outro modo.
- Perceber o que existe em comum nas situações em que se sentiu feliz em paz. Quais os valores presentes? Utilize essa informação como referencia que poderá leva-lo ao reconhecimento do seu propósito de vida.
- Observar o que o faz sentir-se inteiro. Pode ser uma atividade em que você não perceba o tempo passar, tamanha é a integração entre você e o que esta fazendo.
- Fazer uma lista dos 20 valores mais importantes na sua vida. Depois divida esses valores em três grupos. Busque o valor raiz, aquele que é pai de todos os outros do mesmo grupo e que os contem. Seu propósito de vida deverá estar alinhado com esses três valores.
- Responder: o que justificaria sua vida, se não fizesse ou experimentasse nada mais que isso?
- Descobrir seu propósito com um verbo capaz de sintetiza-lo e dar sentido a sua vida. Encontre seu verbo!
Fonte: Vai dar certo – Jael Coaracy
Pingback:Onde está o seu propósito de vida? | Zarife Semijoias