O segredo de uma empresa de sucesso que sobrevive e prospera por várias décadas, ou mesmo séculos, está no grupo de executivos que aprendeu a se adaptar às mudanças no cenário corporativo – às vezes até se antecipando às transformações que ocorrem ao seu redor.

Eles certamente são líderes, motivadores natos, do tipo que encorajam a criatividade entre os colaboradores. Eles sabem que sua principal missão é eliminar os medos da equipe em relação ao pensamento inovador. Sim, porque há pessoas que se consideram incapazes de elaborar idéias originais, enquanto outras tendem a ser racionais, analisando e julgando as idéias assim que elas surgem.

Ao incentivar os colaboradores a relaxar, e não achar que algo vai dar errado somente porque ainda não foi testado, você os orienta a não fazer julgamentos críticos quando surge alguma abordagem incomum para um problema – ou mesmo um jeito diferente de executar uma ação corriqueira. O objetivo é colocar em prática as novas idéias, e não ficar procurando erros.

Os gerentes campeões de motivação são aqueles que transformam o local de trabalho em um ambiente inspirador e receptivo a qualquer novidade. Não importa se a idéia parece inviável para o negócio à primeira vista. O importante é manter o espírito de equipe, assim como a disposição para usar a imaginação em prol do sucesso da empresa ( e deles mesmos, é claro ).

Conheça algumas maneiras de estimular a criatividade dos colaboradores:

Pense grande, pense virtualmente: hoje em dia, as reuniões podem ser feitas à distância, graças às salas de conferências virtuais e outras facilidades tecnológicas. Esse tipo de encontro funciona muito bem pois, assim como a versão tradicional, os colaboradores se ” encontram ” e trocam idéias com colegas não só de sua filial, mas também com pessoas de outras cidades ou até mesmo de outros países.

Desenvolva um pensamento criativo e inovador: comece reservando um tempo para discutir abordagens novas e criativas para velhos problemas. Como gerente, você não deve apenas apoiar o pensamento inovador, mas também colocá-lo em prática. Incentive a leitura especializada – no caso do tema criativo, indique os seguintes títulos: Um ” toc ” na cuca, de Roger von Oech; Thinkertoys – Manual de criatividade em negócios, de Michael Michalco; Pense como Einstein, de Scott Thorpe. Elogios às iniciativas da equipe são bem-vindos, seja via e-mail coletivo, comunicados especiais, publicações internas ou mesmo na conversa do dia-a-dia.

Enfatize os aspectos positivos das soluções inovadoras: é recomendável ressaltar o lado positivo das soluções inovadoras e as desvantagens de fazer as coisas de forma rotineira. Evite penalizar alguém por tentar algo diferente que não tenha dado certo – encoraje a pessoa a aprender com os próprios erros. É sua responsabilidade incentivar a liberdade de expressão e elogiar a criatividade e a habilidade de pensar estrategicamente.

Fonte: Livro Como Motivar sua Equipe

Motivação – Incentive o pensamento criativo e inovador
Tags:                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *